Qual a melhor tecnologia para a empresa?

Vejo muitos empresários na vontade de fazer o melhor, recorrer a tecnologia mais atual do momento, claro que não estou aqui para dizer que sou contra evolução tecnológica, me formei em TI (Tecnologia da Informação) no ano de 1988 e respiro tecnologia desde então. Mas o que vejo são empresários fazendo investimentos altos em tecnologia somente porque é novidade ou a moda do momento, não podemos mudar de tecnologia como mudamos de roupa, conforme a estação. Estamos mais preocupados com qual tecnologia temos do que qual tecnologia usamos, para esclarecer melhor isso quero dizer o seguinte:

“A melhor tecnologia para administrar sua empresa é a que você domina”

Para os egos sociais e a roda de empresários amigos, claro, que uma empresa de tecnologia de ponta, com as melhores ferramentas de gestão lhes dão a etiqueta e rótulo de antenados, mas no escritório e na administração da empresa não faz nenhuma diferença e mostra o quão analfabeto em gestão o empresário está. Para exemplificar, seria como usar a camiseta oficial da FERRARI mas ir de ônibus para o trabalho.

Não precisa voltar para tecnologias anteriores para resolver essa situação, basta usar e aprender a tecnologia que está utilizando atualmente! Mudar para uma nova tecnologia somente após conhecer cada opção da anterior, assim terá condições de evoluir e saber o que precisa para administrar sua empresa. Nesses 29 anos conheci muitos empresários que possuem toda infraestrutura necessária para a gestão, porém não conseguem fazer um PROCV em uma planilha e nem sabem exatamente o que desejam da tecnologia. Conheci também poucos empresários que em suas fichas manuais tinham todas as informações necessárias para a gestão da empresa e sabiam exatamente o que queriam.

Comece pelo básico, dando um passo de cada vez, que você pode chegar onde nem sonhou. Vamos parar de correr em busca do final sem ter tempo de olhar pelo caminho.

Paulo Archanjo